Considerada a maior obra de Padre Galvão, o Colégio Municipal foi inaugurado com grande solenidade no dia 24 de março de 1965.
Nesse época, as duas principais Instituições de ensino do município eram: o Grupo Escolar Afonso Campos (escola estadual) e o Instituto Nossa Senhora da Conceição (que funcionava na Casa de Caridade), essa última, diga-se de passagem, só atendia aos filhos de pais que podiam pagar as mensalidades.
Inicialmente o colégio foi chamado de Ginásio Padre Galvão, porque na época só existia o curso ginasial. Só em 1973 após a implantação do científico (atual ensino médio), já na gestão do então prefeito José Pereira do Nascimento, é que o educandário passou a se chamar de Colégio Municipal Padre Galvão.
A primeira aula ocorreu no dia 29 de março, cinco dias depois de sua inauguração. Mudando para sempre, o destino de milhares de pocinhenses, que graças a essa magnifica obra conseguiram entrar nas universidades, se formando nas mais diversas áreas.
Placa constante na entrada do Colégio Municipal Padre Galvão
Construção do Ginásio Padre Galvão
Abaixo imagem rara dos pedreiros, serventes e mestre de obras, que trabalharam na construção do Ginásio Municipal Padre Galvão.
Imagem pertencente a família de Geraldo Mariano, (sétimo, na fila de cima, da esquerda para a direita). Fotografia provavelmente de meados da década de 1960, quando a obra estava próxima de seu término.