Dados Geofísicos

Dados Geofísicos

Localização, limites, população, relevo, hidrografia, altitude e clima
o-municipio-2
Localização:

Pocinhos está situado no Planalto da Borborema, na mesorregião do agreste paraibano, na microrregião do Curimataú Ocidental, com uma área de 629,521km², representando um percentual de 16,23% da microrregião e de 1,12% do estado. A sede está a uma altitude de 640 metros acima do nível do mar e as coordenadas geográficas são de 7º04’36” de latitude S e 36º03’40” de longitude W. Distância: Dista 152 km da capital, João Pessoa, e a 30 km da cidade de Campina Grande, com quem mantêm intenso relacionamento ecocômico social.

Limites:

Limita-se ao Norte com Barra de Santa Rosa e Algodão de Jandaíra; ao Sul com Boa Vista e Campina Grande; ao este com Esperança, Areal, Montadas e Puxinana e ao Oeste com Olivedos e Soledade

População:

Conforme dados coletados pelo IBGE, a população de Pocinhos censo [2010] era de 17.032 pessoas, representando um crescimento de mais de 14,5% com relação à população de 2000. Ainda de acordo com o IBGE, a população estimada em 2021 é de 18.848 pessoas.

Altitude e Clima:

O município encontra-se em uma altitude variando entre 600 a 700 metros acima do nível do mar. O clima é semi-árido quente com chuvas distribuídas entre o outono e o inverno. A temperatura média atual é de 23ºC variando pouco durante o ano, ficando entre os 32º e os 18ºC. Em média, seis décimos do céu estão cobertos por nuvens, porém a pluviosidade é baixa, variando entre 400 e 600 milímetros anuais, embora em anos de seca chova menos. Há em média, 225 dias de sol por ano.

Relevo:

Pocinhos localiza-se no extenso e uniforme chapadão da Borborema, não apresentando grandes elevações. A diferença de altitude no município é inferior a trinta metros, tornando o revelo levemente ondulado. As raras elevações são apenas afloramentos de rochas cristalinas ou pilhas de matacões, exceto uma colina conhecida como “Serra” da Sariema.

Hidrografia:

O município é formado por pequenos rios intermitentes, devido à natureza do solo e do relevo, das baixas precipitações e das altas taxas de evaporação. É em Pocinhos que nasce o Rio Mamanguape, um dos rios mais importantes da Paraíba, destacando-se por sua extensão, pela importância que teve no povoamento do estado e pelo aspecto econômico. Existem, ainda, no município vários açudes de pequeno porte, merecendo destaque os açudes do Catolé e o do Engenho Velho.