Dom Manuel Pereira da Costa

Dom Manuel Pereira da Costa

Dom Manoel nasceu em Pocinhos – PB, aos 12 de setembro de 1915. Filho de Libânio Pereira da Costa e Vicência Pereira da Costa. Estudou em Pocinhos, Seminário Metropolitano de João Pessoa, Seminário Metropolitano de São Paulo, Colégio Pio Brasileiro (Roma) e Universidade Gregoriana.

Foi ordenado em Roma, a 23 de março de 1940. Professor de Filosofia e Teologia no Seminário de João Pessoa. Vice- Reitor, depois Reitor do Seminário. Iniciou a construção do novo Seminário de João Pessoa.

No dia 31 de maio foi eleito Bispo Titular de Tino, Auxiliar de João Pessoa. A 15 de agosto de 1954 foi sagrado Bispo na Catedral Metropolitana. Em 20 de junho de 1959, foi transferido para diocese de Nazaré da Mata – PE.

No dia 25 de agosto de 1962, foi transferido para a Diocese de Campina Grande, e no dia 30 de setembro de 1962 tomou posse como Bispo de Campina Grande. Nesse mesmo ano em 06 de outubro, partiu para Roma (Concílio Vaticano II).

Em 25 de março de 1981, ordenou o último padre: Padre José Acirio de Medeiros. Pertenceu à Comissão Representativa da CNBB – NE 2 e foi bispo responsável pela liturgia no mesmo Regional. Tinha como lema: ‘Acenda o fogo do amor’.

Dom Manoel faleceu aos 91 anos de idade, no dia 26 de julho de 2006, às 23 horas, na Capital, vítima de falência múltipla de órgãos. O corpo do bispo foi velado na Basílica de Nossa Senhora das Neves, onde ocorreu a Missa de Corpo Presente, às 16 horas, concelebrada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagoto e por outros bispos. O sepultamento ocorreu no Cemitério Senhor da Boa Sentença, em João Pessoa, no final da tarde do dia (27) sob muita comoção.

Em 06 de dezembro de 2009, os restos mortais de Dom Manoel foram transferido para um túmulo dentro da Catedral Diocesana de Campina Grande, em frente à Imagem de São Joaquim, onde ficará para sempre, próximo aos fiéis que um dia comandou espiritualmente.

Dom Manoel Pereira, quando jovem. Fonte: Diocese de Campina Grande
D. Manoel e suas primas Maria José e Dona Neves. Fonte: Arquivo Pessoal de Dona Nerves
D. Manoel ao lado de Dona Nerves e Padre Galvão. Fonte: Arquivo Pessoal de Dona Nerves
Túmulo de Dom Manuel dentro da Catedral Diocesana de Campina Grande, em frente à Imagem de São Joaquim. Fonte: Arquivo Pessoal de Dona Nerves
Brasão de Dom Manoel. Fonte: Diocese de Campina Grande
Lema de Dom Manoel. Fonte: Diocese de Campina Grande

Fonte:

Carlos Eduardo Apolínário Araújo. Pesquisador, autor do livro “Retalhos Histórico de Pocinhos”, do documentário “Pocinhos: Origens  da Municipalidade” e criador do “Museu Virtual de Pocinhos”.

Diocese de Campina Grande