É criada a Paróquia de Pocinhos (1908)

É criada a Paróquia de Pocinhos (1908)

A paróquia de Pocinhos, foi desmembrada de Campina Grande no dia 07 de agosto 1908. O primeiro vigário da nova paróquia foi o Cônego José Paulino Duarte da Silva, nomeado pelo bispo Dom Adauto em 29 de setembro de 1908, onde permaneceu até julho de 1910 quando foi substituído pelo padre Antônio Galdino de Sales, que deixou a paróquia 12 anos depois.

Fale ressalta que em 1869, Padre Cônego Pequeno já havia conseguido aprovar na Assembléia Provincial da Paraíba uma lei criando uma paróquia em Pocinhos, isso porque na época do império não havia separação entre Igreja e Estado e a criação da freguesia dependia de consentimentos civis e eclesiásticos.

Acredita-se que a criação da Paróquia de Pocinhos, em 1908, se deu graças a influência do Monsenhor João Joffily, que neste tempo era o braço direito de D. Adauto de Miranda Henrique, primeiro bispo da Paraíba.

O Monsenhor João Joffily era filho de Irineu Joffily, aos 36 anos foi nomeado Bispo de Olinda, Pernambuco e depois foi designado como Bispo do Amazonas. Mas tarde, tomou posse como Arcebispo de Belém do Pará.

Monsenhor João JOffily

D. Adauto de Miranda Henrique

Fonte:

ARAÚJO, Carlos Eduardo Apolínário. Retalhos Históricos de Pocinhos: Histórias que transcendem o tempo. Pocinhos-PB: I9 Comunicação, 2020, p. 80.