A construção do Hospital e Maternidade Dr. Antônio Coutinho, teve início em 1967, na 2ª gestão do prefeito Padre Galvão. A obra foi uma promessa da campanha de 1963, e que surpreendentemente foi tocada ao mesmo tempo em que se estava em andamento também a construção do mercado público da cidade.
Em 1969 quando José Alves assumiu sua 3ª gestão, encontrou o hospital já com as paredes erguidas, cabendo a ele, concluir todo o restante da obra, e comprar todos os equipamentos necessários para o seu funcionamento.
A inauguração do Hospital ocorreu no dia 1ª de janeiro de 1973, poucos dias antes de José Alves repassar o comando da prefeitura para o prefeito Clóvis Chaves da Costa.
Praticamente todos os equipamentos e material de expediente inicial, foram doados pela DIACONIA (Uma organização religiosa sediada no Recife, que desenvolvia vários trabalhos de ação social).
Discursos de inauguração do Hospital e Maternidade Dr. Antônio Luiz Coutinho. Em 1º de janeiro de 1973 - Solenidade transmitida pela Voz de Pocinhos, na pessoa de sua co-proprietária, Dona Neves. Fotografia Original do acervo da Família de José Alves.Hospital e Maternidade Dr. Antônio Luiz Coutinho. Em 1º de janeiro de 1973. Fotografia original do acervo da Família de José Alves.
Esta foi a última obra do período que ficou conhecido como ‘‘de Zé para Zé’’(referente a José Galvão e José Alves), período esse de grandes conquistas para Pocinhos.
Depois da inauguração, coube a futura gestão, comandada pelo prefeito eleito Clóvis Chaves, colocar o Hospital e Maternidade em funcionamento.
Fonte:
ARAÚJO, Carlos Eduardo Apolínário. Retalhos Históricos de Pocinhos: Histórias que transcendem o tempo. Pocinhos-PB: I9 Comunicação, 2020, pp. 60-61.