Mercado Público de Pocinhos

Mercado Público de Pocinhos

O Mercado Público de Pocinhos, foi inaugurado no dia 26 de janeiro de 1969, quatro dia antes, de Padre Galvão entregar o mandato de prefeito para José Alves.

Sem dúvidas, outra obra de suma importância para o desenvolvimento da cidade de Pocinhos, pois até então, a feira pública era realizada na praça da cidade, todas as quarta-feiras.

No entanto, a distância do mercado para o centro da cidade, fez com que a obra recebesse muitas críticas de parte da população, que achava o local um grande erro do padre. Diziam os críticos:

"Quem danado vai fazer compras dentro do mato? Ninguém vai andar uma légua para comprar o que se tem na rua". O Padre tá ficando doido!".

Certa Vez, o Ex-vereador Severino Guimarães, questionou o Padre:

- O senhor não acha que estas duas obras estão muito longe? E ele respondeu: - Severino, estou pensando em Pocinhos daqui a 50 anos.

Uma verdadeira demonstração da visão futurista que o Padre tinha para suas obras, sempre pensando a frente.

Imagens aéreas do Mercado Público de Pocinhos

Imagem aérea de Pocinhos, tirada no início da década de 70, onde pode-se observar o mercado público recém inaugurado. Fotografia original do acervo da Família de José Alves.
Imagem aérea de Pocinhos, tirada no início da década de 70, onde pode-se observar o mercado público recém inaugurado. Fotografia original do acervo da Família de José Alves.

Imagens da inauguração do Mercado Público de Pocinhos

Mesmo depois da inauguração do mercado público, a feira de Pocinhos continuou sendo realizada as quartas-feira, só a partir de 18 de fevereiro de 1977, já na gestão do prefeito Silvio Souto, foi publicado um decreto municipal de nº 242, modificando o dia de funcionamento, passando a feira a acontecer aos sábados. O decreto determinava que a mudanças era em caráter experimental. No entanto, graças a aceitação da população, o que era provisório, tornou-se definitivo. Desde então a feira no município passou a ser realizada aos sábados, como é até hoje.

Como mencionado anteriormente, antes da construção do Mercado Público de Pocinhos a feira pública era realizada na praça da cidade, todas as quarta-feiras.

Década de 1950 - vista da feira-livre de Pocinhos quando era realizada na antiga praça todas as quartas-feiras - Fotografia original do acervo de Maria das Neves Oliveira

Fonte:

ARAÚJO, Carlos Eduardo Apolínário. Retalhos Históricos de Pocinhos: Histórias que transcendem o tempo. Pocinhos-PB: I9 Comunicação, 2020, pp. 148-149.