*** 1815 ***
É autorizado a construção da primeira capela em Pocinhos
A data de autorização da construção da primeira capela de Pocinhos, em 1815, é considerado por todos os historiadores, como a data oficial de fundação do município.
Nesse época, quando um proprietário construía uma capela, não doava só o prédio e o terreno onde ela estivesse, mas também cedia certa área em torno dela, em geral meia légua quadrada, que deixava de ser particular e passava a ser domínio comum, onde se poderia abrir ruas, distribuir lotes urbanos e erguer prédios públicos; sem isso, o povoado ficaria a pertencer a um só dono.
*** 1822 ***
Pocinhos na época da independência do Brasil
O povoado de Pocinhos, na data da Independência do Brasil ( 07-09-1822 ), deveria ter cerca de 150 habitantes (inclusive as crianças) a morar em dez ou quinze casas, todas de taipa ou pedra-e-cal. Só na sede da Vila Nova da Rainha havia então uma ou outra casa de tijolos e em toda a Paraíba não havia uma só janela de vidro. O lugarejo não devia ser nada atraente: apenas uns mocambos em torno duma igrejinha desengonçada.
Gravura representativa do povoado de Pocinhos no início do seculo XIX. Constante no Museu Virtual de Pocinhos
*** 1829 ***
É proposta a criação de uma escola no povoado
Em 1829, Luiz Alves de Carvalho, líder político, propõe a criação de uma “cadeira de primeiras-letras” (designação atribuída às escolas daquela época) em Pocinhos. Isso significa que a povoação começava a ser vista como algo além de uma parada de beira de estrada.
*** 1840 ***
O povoado recebe sua primeira visita Ilustre
Em 1840 Pocinhos recebe sua primeira visita ilustre, o arcebispo de Olinda, Dom João da Purificação Marques Perdigão, que fazia uma visita pelo interior da diocese.
Dom Perdigão saíra de Campina Grande na manhã de 18 de maio de 1840, chegando a Pocinhos no começo da tarde, tendo repousado na casa do popular João Ferreira. O arcebispo deixou o povoado às 17 horas, seguindo para São João do Cariri.
Dom João da Purificação Marques Perdigão (1879 - 1864). Constante no Museu Virtual de Pocinhos
*** 1849 ***
O povoado ajuda os Revolucionários da Praeira
O primeiro episódio de maior importância para o povoado deu-se em 1849, quando as tropas da Revolução Praieira, derrotadas no combate do Brejo de Areia, passaram pela serra da Borborema e acamparam em Pocinhos.
Ao chegar no povoado, com cerca de 200 habitantes, os comandantes da Revolução, entre eles, Borges da Fonseca e Câmara Santos Leal, reúnem-se pela última vez, ao nascer do dia, para licenciar as tropas. Depois os revolucionários se separam e, com ajuda da população pocinhense, disfarçam-se de vaqueiros, partindo para o interior, em grupos, a procurar fugir de seus perseguidores.