RESUMO BIOGRÁFICO
JOSÉ ANTERO DE FARIAS, alcunhado de ZUZU. Natural de Gurjão-PB, onde nasceu em 1924, mudou-se para POCINHOS quando casou-se com Odília Ribeiro de Farias, terceira filha de José Joaquim Ribeiro e Inácia Ribeiro de Vasconcelos (Bojoja). Dos 12 filhos havidos no casamento, criaram-se apenas três: José Farias (7º filho), Alcides Ribeiro (8º filho) e Glória Luisa (9º filho).
Ao falecer em fevereiro de 1966, aos 42 anos de idade, assassinado por pistoleiros no lugarejo chamado de “Ferradura”, município de Tucano, Bahia, deixou viúva e filhos em uma casa na Rua 7 de Setembro, em Pocinhos.
ZUZU trabalhou na Agave Sisaleira, foi motorista de caminhão com Benedito Cândido, motorista de ônibus na Viação Pocinhense, pertencente ao empresário Antônio Galdino e, à época de sua morte, trabalhava na Empresa Nova Capital, como motorista de ônibus, transportando passageiros entre Campina Grande e Brasília.
Em sua homenagem, a Rua 7 de Setembro passou a se denominar “Rua José Antero de Farias” em 1991, por Lei Municipal de autoria da Vereadora Fátima Costa, tendo o também Vereador Antônio Adrião Alves feito a aposição das planas indicativas nas duas extremidades da artéria.
Projeto de Lei: 50/1991
Autor do Projeto: VEREADORA FÁTIMA COSTA
Data da Aprovação: 15/05/1991
CÓPIA DO PROJETO:
Clique na imagem para ampliá-la
Localização da Rua
Fonte:
José Farias Souza Filho – Promotor de Justiça – Filho do homenageado.
Carlos Eduardo Apolínário Araújo. Pesquisador, autor do livro “Retalhos Histórico de Pocinhos”, do documentário “Pocinhos: Origens da Municipalidade” e criador do “Museu Virtual de Pocinhos”.