
O Sítio Arqueológico Lajedo do Cruzeiro localiza-se em torno da zona urbana da cidade de Pocinhos-PB, a 800 metros da praça cental. O local é considerado um dos principais cartões postais da cidade.
O nome do sítio arqueológico se dera por ele está localizado em cima de um enorme lajedo onde foi construído um cruzeiro em 1909.

No local foram encontrados ossos humanos, fragmentos cerâmicos e colares compostos de adornos feitos com ossos de animais e outros materiais.
Os achados foram identificados por moradores locais, que perceberam a existência de ossos humanos em superfície numa área abrigada por afloramento rochoso.
As primeiras pesquisas foram realizadas em 2017, pelo Laboratório de Arqueologia e Paleontologia e com o apoio da Prefeitura Municipal de Pocinhos, Sociedade Paraibana de Arqueologia e Museu de História Natural. Os arqueólogos envolvidos foram os Professores Dr. Juvandi de Souza Santos (UEPB, LABAP),Flávio Moraes (UFAL) e o professor Plínio Victor.
As informações etnohistóricas apontam para a presença de povos tapuia na região, especialmente grupos cariri e tarairiús.
Para o professor Dr. Juvandir Santos, um dos responsáveis pelas escavações, o sítio arqueológico Lajedo do Cruzeiro, é um cemitério indígena de grande valor para a história não só do município de Pocinhos, mas também de toda a Paraíba.
Confira abaixo algumas imagens das atividades de pesquisas, reportagens e trabalhos acadêmicos sobre o Sítio Arqueológico Lajedo do Cruzeiro.
Reportagens e Notícias sobre os achados
Reportagem da TV Paraíba - Exibida em 08/03/2017
Fontes Pesquisadas
Site: Câmara Municipal de Pocinhos
Sie: Prefeitura Municipal de Pocinhos
Site: Paraíba debate
Site: G1.globo.com
Trabalho acadêmico: Acompanhamentos funerários do sítio Lajedo do Cruzeiro – Pocinhos-PB identificação e caracterização das contas de cola
Trabalho Acadêmico: Práticas Funerárias com os Indivíduos Infantis no Sítio Arqueológico Lajedo do Cruzeiro