Sítio Arqueológico Pedra do Tatu

Sítio Arqueológico Pedra do Tatu

pedra-do-tatu-top
Pedra do Tatu - Sítio Juá Pocinhos-PB - 2010 /Foto: Eduardo Araújo

Localização: Sitio Juá Pocinhos-PB

Ponto de Referência: Sede do Município, distância: 20 km.

Acesso: Estrada vicinal (não pavimentada e em bom estado de conservação).

Descrição: A Pedra do Tatu é um importante sítio arqueológico do município de Pocinhos. No local encontra-se um enorme rocha com várias inscrições rupestres, entre ela um desenho de um tatu.

A  esta localizada no sítio Juá, na propriedade de seu Eleno Epifânio. O rochedo onde estão as pinturas rupestres fica em cima 

Loca Pedra da Caveira - Sítio Raposa - Foto: Eduardo Araújo - 2010

História do local

No dia 12 de janeiro de 2010, o jornal Diário da Borborema contatou os pesquisadores Vanderley de Brito, Juvandi de Souza Santos e Thomas Bruno Oliveira (sócios da SPA), para subirem novamente a Serra da Raposa. Desta vez, para uma matéria sobre a destruição do patrimônio pré-histórico da Paraíba. O trabalho foi dirigido pelo jornalista Severino Lopes,com o título: “Sítios arqueológicos ameaçados”.

Situação atual

Apesar de estar totalmente revirado o solo da época da descoberta, este sítio ainda pode trazer respostas à arqueologia se uma nova escavação de resgate for efetuada no sentido de tentar enquadrar a cultura e a etnia dos índios que outrora ali foram inumados. Uma vez que, a escavação efetuada pela polícia científica e o posterior resgate realizado pelo pesquisador Leon Clerot, naquele distante final da década de 50, não foram devidamente documentados e nem se tem notícias do destino das assadas, outro aspecto é que não se sabe a real profundidade daquele sedimento e sendo assim, podemos ter alguma estratigrafia preservada, o que pode fornecer informações importantíssimas para a compreensão do passado de nossa região.

Confira abaixo algumas imagens da Serra da Raposa e da Loca da Caveira

Galeria de Imagens

Clique na imagem para ampliá-la