No território de Pocinhos já foram encontrados vários sítios arqueológicos contendo fogueiras, fragmentos cerâmicos, instrumentos de pedra, ossos humanos, entre outros achados, que comprova a passagem desses primitivos habitantes por todo o município.
No século XIX Irineu Joffily também achou em Pocinhos múmias em cavernas, as quais diz ele ter enviado ao Museu Nacional.
Em março de 1958, encontraram um sítio arqueológico com vinte e dois esqueletos enterrados numa furna do Sítio Raposa em Pocinhos.
Em março de 2017, pesquisadores escavaram um sítio arqueológico no Lajedo do Cruzeiro, onde foram encontrados ossos humanos, fragmentos cerâmicos, colares, entre outros objetos.
A atividade foi realizada pelo Laboratório de Arqueologia e Paleontologia e com o apoio da Prefeitura Municipal de Pocinhos, Sociedade Paraibana de Arqueologia e Museu de História Natural. Os arqueólogos envolvidos foram os Professores Dr. Juvandi de Souza Santos (UEPB, LABAP), Flávio Moraes (UFAL) e o professor Plínio Victor.
Confira abaixo algumas imagens da escavação do sitio arqueológico Lajedo do Cruzeiro. Foto do acervo do NUPEAH (2017).
Clique na imagem para ampliá-la
Pinturas rupestres e itacoatiáras
Em torno de Pocinhos, encontram-se vários sítios arqueológicos contendo itacoatiaras e pinturas rupestres, que documentam a passagem do homem pré-histórico pelo município.
Os painéis rupestres chegam a ter figuras com mais de 3 metros de comprimento, mas o que chama mesmo a atenção é o bom estado de conservação e a diversidade de formas, tamanhos e cores encontradas na região.
Nas pinturas estão gravadas cenas do cotidiano da época, como: caça, dança, rituais, lutas territoriais, animais que viviam naquele momento e desenhos geométricos.
Estima-se que alguns desenhos foram gravados há mais de 3.000 anos, por ancestrais dos índios tarairiús e cariris.
Entre os vários sítios arqueológicos existentes, pode-se destacar as pinturas dos sítios Padre Bento (localizada nos sítios, Chupador e Lagoa da Serra, cerca de 6 km do centro de Pocinhos), Pedra do Tatu (Localizada no sítio Juá, cerca de 20 km do centro de Pocinhos), Cabeça do Boi (Localizado a 5,4 km da Praça do Meio do Mundo na BR 230 e 10 km do centro de Pocinhos)